Entenda porque a nutrição esportiva é importante na prática de esportes

 In Releases

Alimentação e atividade física são fatores intrinsecamente ligados entre si. Muitas vezes, uma nutrição adequada não preenche tudo aquilo que o corpo necessita, sendo preciso também a prática de atividade físicas. Do mesmo modo, é essencial para o rendimento e performance do esportista manter uma alimentação equilibrada e planejada.

Pensando nisso, a Revista Brasileira de Nutrição Esportiva fez uma avaliação dos hábitos alimentares de praticantes de exercício físico em uma academia de um centro universitário, na qual se constatou uma rotina alimentar inadequada dentre as pessoas estudadas, que apresentaram ingestão excessiva de alimentos proteicos, assim como um consumo abusivo e sem necessidade de suplementos alimentares que podem ocasionar problemas de saúde. Para evitar erros como esse, a nutrição esportiva é, cada vez mais, essencial para planejar corretamente a dieta a ser adotada durante a prática de esportes.

Em primeiro lugar, é importante diferenciar um atleta, que vive do esporte, que leva seu corpo constantemente ao limite e convive com dores e até mesmo lesões, do esportista que pratica o esporte por laser e que deve prezar por seu bem-estar e saúde. A rotina alimentar, portanto, deve ser adaptada conforme o treino/prova, e precisa ser planejada de acordo com o tipo de atividade. Dependendo da prática esportiva, é fundamental, por exemplo, se alimentar e se hidratar antes e durante o exercício. Se este tiver uma longa duração, além da reposição que deve acontecer após a atividade, pode ser determinante um programa alimentar completo, visando não só o desempenho físico, mas também a imunidade e saúde do praticante.

Quanto à suplementação, ela pode ou não fazer parte da dieta a ser estipulada pelo profissional. Isso vai depender do objetivo do paciente, frente ao esporte praticado, e das especificidades do treino, principalmente após compreender como seu corpo responde às orientações nutricionais.

Referências

Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 9. n. 54. p.534-543. Nov./Dez. 2015. ISSN 1981-9927 <http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/581/516 >

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12012556

https://www.ausport.gov.au/ais/nutrition/supplements/classification

Recent Posts

Leave a Comment

ALGUMA DÚVIDA?

Vamos adorar ouvi-lo e responder quaisquer dúvida.

Not readable? Change text.