Osteopatia Postural

A osteopatia é uma abordagem integral de cuidados de saúde centrada no indivíduo. A osteopatia postural reconhece a importância da relação entre a estrutura do corpo e o seu funcionamento.

Na osteopatia são utilizadas técnicas manuais e de palpação (percepção pelo tato) para tratar os músculos, as articulações, os nervos, o tecido conjuntivo, o sistema circulatório e os órgãos internos, com o objetivo de favorecer a capacidade do corpo de autor-regeneração e auto cura.

Esta abordagem tem como base o princípio de que as estruturas e funções do corpo estão intimamente integradas e que o bem-estar de um indivíduo depende do funcionamento integrado (conjunto) e equilibrado das estruturas neurológicas, musculoesqueléticas e viscerais. No entanto, os estresses físicos e emocionais, como má postura, lesões do esporte, do trabalho e acidentes favorecem o surgimento de disfunções e restrições. Se uma das partes está limitada, as demais sofrem adaptações e compensações, o que pode gerar inflamação, dor, rigidez e outros problemas de saúde.  Pessoas de todas as idades, do recém-nascido ao idoso, podem consultar um osteopata e se beneficiar desse tratamento manual não invasivo.

 

Postural

A equipe Vita Postural é composta de profissionais especializados no tratamento de alterações posturais, com o objetivo de proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos pacientes.

Inicialmente, realiza-se uma avaliação que definirá o diagnóstico e o tratamento adequado.

Há diversos métodos posturais no Vita para atender a necessidade de cada paciente. Veja a seguir alguns deles:

 

RPG (Reeducação Postural Global)

Desenvolvida na década de 70 pelo Francês Philippe Souchard, o método promove alívio das dores e deformidades da coluna vertebral por meio de exercícios respiratórios e alongamentos passivos em cadeias musculares. Essa terapia divide-se em três fundamentos: individualidade – cada indivíduo é diferente do outro, assim seu tratamento também será diferenciado; causalidade – o tratamento não é realizado somente no local da dor; e globalidade – o corpo é tratado por inteiro.

 

Pilates

Foi criado pelo alemão Joseph Pilates e seu enfoque é um treinamento corporal que abrange força, resistência, alongamento, concentração, alinhamento, fluidez dos movimentos, respiração e consciência corporal para manutenção de um bom equilíbrio postural, através do fortalecimento do centro de força. Portanto, alivia dores e previne lesões.

 

Iso – Stretching

A técnica foi criada em 1974 pelo casal francês Bernard e Rose Redondo como uma ginástica postural. O fortalecimento muscular e o alongamento ativo associado ao trabalho respiratório resultam na melhora da postura e no alívio das dores.

 

Massoterapia

A massagem aplicada com habilidade é uma das terapias mais eficazes para liberar as tensões musculares e restabelecer o equilíbrio do sistema musculoesquelético. Essa técnica ajuda a melhorar a circulação, remover resíduos metabólicos, estimular as terminações nervosas, diminuir dores e cansaço muscular.

 

Algumas indicações para Osteopatia Postural:

  • Hérnia de disco
  • Escoliose
  • Dores musculares
  • Encurtamentos musculares
  • Lombalgia e lombociatalgia
  • Hiperlordose
  • Hipercifose
  • Cervicalga e cervicobraquialgia
  • Dorsalgia
  • Deformidades da coluna
ALGUMA DÚVIDA?

Vamos adorar ouvi-lo e responder quaisquer dúvida.

Not readable? Change text.