O Laboratório de Performance do Movimento (LPM) do Instituto Vita tem como principal objetivo avaliar o movimento humano, quantificando os desequilíbrios musculares e articulares que possam estar relacionados a disfunções músculo-esqueléticas.

As avaliações tem o intuito de auxiliar no diagnóstico de lesões relacionadas ao movimento, orientar e quantificar a evolução da reabilitação do paciente e/ou atleta, na melhora do desempenho deste e na prevenção de lesões.

Para isso, o LPM está equipado com os mais modernos equipamentos de avaliação do movimento, de modo a garantir uma abordagem integrada do indivíduo. Através de medidas objetivas de movimento, de forças/pressões e de performance muscular, as intervenções clínicas mais eficazes podem ser projetadas e melhores resultados a longo prazo podem ser alcançados.

Baseado em estudos científicos, o LPM oferece a seus pacientes/atletas avaliações com informações precisas para orientar a reabilitação na fisioterapia ou preparação física e proporcionar um retorno ao esporte e/ou atividade física de uma forma mais segura.

Assista o vídeo

 

 DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS AVALIAÇÕES REALIZADAS:

AVALIAÇÃO 3D DA CORRIDA OU MARCHA

Clique aqui para visualizar o vídeo da avaliação 

Conceito: Avalia, durante a corrida ou marcha na esteira, os movimentos da coluna, da pelve, dos quadris, dos joelhos, dos tornozelos e da pisada (Ver Análise da Pisada). São realizados também testes específicos de flexibilidade e de força muscular dos membros inferiores.

Objetivo: Avaliar, durante a corrida ou marcha, os possíveis desequilíbrios nestes movimentos que possam estar relacionados a lesões importantes. Por exemplo, se o corredor corre com os joelhos muito para dentro ou com um movimento muito grande da pelve ou se corre com os pés muito para dentro ou apresenta uma pressão plantar muito alta. A ideia do teste é detectar estes desequilibrios e relacioná-los com as dores relatadas pelo corredor.

Equipamentos:  Câmeras infravermelho (Sistema VICON), câmeras de vídeo de alta velocidade, podoscópio, esteira ergométrica, dinamômetro manual e sistema de analise de baropodometria.

Duração: 1 hora

Orientações gerais: trazer o tênis que costuma correr, meia curta, shorts ou sunga, top (para mulheres), camiseta.

 

RUNFIT

Clique aqui para visualizar o vídeo da avaliação

Conceito: Treinamento de feedback da corrida em tempo real, treinamento do controle motor, força e flexibilidade muscular adequados ao corredor. (Este teste só pode ser feito após a Avaliação da Corrida).

Objetivo:  Após a avaliação da corrida, a ideia do RUNFIT é orientar quanto aos desequilíbrios do movimento encontrados e então dar consciência ao corredor dos movimentos mais adequados a ele, além de realizar um treinamento de força e/ou flexibilidade de acordo com os resultados da Avaliação da Corrida.

Equipamentos: câmeras de vídeo de alta velocidade, esteira ergométrica, equipamentos para pratica de fortalecimento e flexibilidade muscular.

Duração: 1 hora

Orientações gerais: trazer o tênis que costuma correr, shorts curto, top (para mulheres), camiseta.

 

ANÁLISE DA PISADA

 Clique aqui para visualizar o vídeo da avaliação

Conceito: Avalia se o corredor pisa para dentro, para fora ou neutro durante a corrida ou marcha na esteira. Avalia tambem a distribuição da pressão plantar durante a marcha, além de classificar o pé como normal, plano ou cavo durante uma tomada estatica.

Objetivo:   A ideia do teste é auxiliar o corredor na compra do tênis adequado, na confecção de palmilhas e no diagnostico de alguma lesão.

Equipamentos:  Câmeras infravermelho (Sistema VICON), câmeras de vídeo de alta velocidade, podoscópio, esteira ergométrica e sistema de analise de baropodometria.

Duração: 1 hora

Orientações gerais: trazer o tênis que costuma correr, meia curta, shorts curto.

 

BAROPODOMETRIA

Clique aqui para visualizar o vídeo da avaliação

Conceito: Avalia a distribuição da pressão plantar durante a marcha, além de classificar o pé como normal, plano ou cavo durante uma tomada estatica.

Objetivo:   Confecção de palmilhas que são entregues na casa do paciente.

Equipamentos:  podoscópio, paquimetro e sistema de analise de baropodometria.

Duração: 30 minutos

 

AVALIAÇÃO ISOCINÉTICA

Clique na articulação a baixo para visualizar o vídeo da avaliação

Quadris / Joelhos TornozelosOmbro

Conceito: Avalia a força, a potência e resistência muscular no equipamento isocinético da marca Cybex

Objetivo: Esta análise possibilita a identificação de desequilíbrios musculares entre os membros, assim como, critérios de retorno à atividade física e/ou esporte.

Equipamento:  Aparelho de Dinamometria Isocinética da marca Cybex

Duração: 1 hora

Orientações gerais: roupas de ginástica e evitar esforços ou treinamento físico anterior ou logo após o teste.

 

TREINO ISOCINÉTICO DE FORÇA E CONTROLE MOTOR

Clique na articulação a baixo para visualizar o vídeo da avaliação

Quadris /Joelhos / Tornozelos / Ombros

Conceito: Treinamento de força e controle motor/ propriocepção no equipamento isocinético da marca Cybex.

Objetivo:  Consiste em um treino de força muscular e controle motor / propriocepção voltados para auxiliar o paciente no ganho de força e na prevenção de lesões.

Equipamento:  Aparelho de Dinamometria Isocinética da marca Cybex

Duração: 30 minutos

Orientações gerais: a avalação deverá ser feita usando roupa de ginástica.

 

AVALIAÇÃO DE RETORNO AO ESPORTE

Clique na articulação a baixo para visualizar o vídeo da avaliação

Quadris / Joelhos / Tornozelos Ombro

Conceito: Consiste numa bateria de testes que envolvem avaliação da força, potência, equilíbrio, controle motor, de cada articulação a ser analisada.

Objetivo: conjunto de testes que medem a evolução do paciente na reabilitação auxiliando o medico, fisioterapeuta ou preparador físico na direção do tratamento ou alta de forma mais segura.

Duração: 1 hora

Orientações gerais: roupas de ginástica

QUADRIL – Bateria de testes:Avaliação Isocinética de quadris, teste de equilibrio dinamico, teste de saltos verticais na plataforma de força, testes de saltos horizontais, questionários voltados para o quadril, teste sub-máximo de força em cadeia cinética fechada.

JOELHO – Bateria de testes: Avaliação Isocinética de joelhos e de quadris, teste de equilibrio dinamico, teste de saltos verticais na plataforma de força, testes de saltos horizontais, questionários voltados para o joelho, teste sub-máximo de força em cadeia cinética fechada.

TORNOZELO – Bateria de testes:Avaliação Isocinética de tornozelos, teste de equilibrio dinamico, teste de saltos verticais na plataforma de força, testes de saltos horizontais, questionários voltados para o tornozelo, teste sub-máximo de força em cadeia cinética fechada.

OMBRO –Bateria de testes: Avaliação Isocinética de ombros, teste de equilibrio dinamico, teste de estabilidade, teste de potencia de arremesso, avaliação qualitativa da discinese escapular.

 

ANÁLISE POSTURAL E AVALIAÇÃO DO CORE

Clique aqui para visualizar o vídeo da avaliação

Conceito:Avaliação da postura estática, da mobilidade e estabilidade lombar

Objetivo: analisar e quantificar os desvios posturais do paciente, antes e depois (opcional) de um tratamento postural, assim como a mobilidade da coluna lombar e também o nível de força e estabilidade muscular do complexo quadril/lombar/pelve (CORE).

Equipamentos: camera fotográfica, software Kinovea, flexímetro, cronômetro.

Duração: 1 hora

Orientações gerais: roupas de ginástica (mulheres de top e shorts/sunga) e homens de shorts.

 

CHECK UP DO MOVIMENTO

Clique aqui para visualizar o vídeo da avaliação

Conceito:Consiste numa bateria de testes de movimentos funcionais que avaliam o individuo para iniciar uma atividade física de forma mais segura e orientada.

Objetivo: identificar os desequilíbrios e assimetrias corporais que podem causar lesões importantes, avalia o controle motor corporal, a flexibilidade muscular e o nível de força da musculatura estabilizadora da coluna, ombros, quadris, joelhos e tornozelos. Estas avaliações servem como ferramentas para auxiliar na prescrição de exercícios adequados para você.

Equipamentos:Câmeras infravermelho (Sistema VICON), dinamômetro manual, câmera fotográfica e high speed, flexímetro, cronômetro, aparelho de Y test.

Duração: 1 hora

Orientações gerais: roupas de ginástica (mulheres de top e shorts/sunga) e homens de shorts.

A grande maioria das avaliações acima está credenciada no Plano de Saúde OMINT.

 

PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS:

  • Sistema para análise do movimento tridimensional (VICON)
  • Plataforma de força (AMTI)
  • Sistema para medida da pressão plantar (baropodometria) (Kinetc)
  • Câmeras de vídeo de alta velocidade
  • Software Visual 3D (C-Motion)
  • Dinamômetro isocinético (Cybex Norm)
  • Dinamômetro manual isométrico (Lafayette)
  • Flexímetro
  • Podoscópio

 

Contato: (11) 3123-8482 /  lpm@institutovita.com.br

ALGUMA DÚVIDA?

Vamos adorar ouvi-lo e responder quaisquer dúvida.

Not readable? Change text.