Medicina Esportiva

A Fisiologia é a área da medicina que estuda o funcionamento do corpo humano em toda a sua complexidade fisiológica, analisando cada órgão e sistema (cardiocirculatório, respiratório, neurológico, endócrino, imunológico, geniturinário, digestório e músculo esquelético) tanto isoladamente quanto conjuntamente, considerando suas inter-relações na determinação da saúde humana.

O estudo da fisiologia permite avaliar e identificar os mecanismos normais ou patológicos que determinam o resultado final do processo saúde-doença, orientando a definição de medidas terapêuticas capazes de proteger, promover e recuperar a saúde e evitar o surgimento de doenças.

A fisiologia do exercício enfoca seu estudo nos sistemas orgânicos relacionados à estrutura física, destacando-se aqui os sistemas cardiocirculatório, respiratório, músculo-esquelético e endócrino-metabólico. Pensando nisso, a medicina esportiva tem um papel essencial e vital, principalmente porque a atividade física é uma ferramenta muito importante na determinação da saúde de uma pessoa. Ela estimula os potenciais de cada sistema corporal e a própria interação entre eles, garantindo maior resistência do organismo às agressões diárias, como infecções, traumas, neoplasias, etc, orientando a adoção de medidas terapêuticas de proteção, promoção e recuperação da saúde.

ALGUMA DÚVIDA?

Vamos adorar ouvi-lo e responder quaisquer dúvida.

Not readable? Change text.