Mão e Punho

A equipe cirúrgica especializada em mãos do Instituto Vita está pronta para cuidar de uma das ferramentas mais importantes do nosso corpo: as nossas mãos! Elas são estruturas constituídas, cada uma, por 28 ossos, impulsionadas por mais de 30 músculos e controladas por uma massa cerebral equivalente a quase um terço do córtex motor e sensitivo. As mãos apresentam um papel essencial na relação das pessoas com o meio em que vivem. Há quem diga que, como os olhos, elas são uma extensão do cérebro. Além da capacidade de segurar e sentir objetos e transformá-los em ferramentas, o membro possui uma característica única: a estereognosia, ou a capacidade de “enxergar”. A simples brincadeira de adivinhar, sem ver, qual objeto é colocado em sua mão é uma demonstração deste incrível dom dado a ela.

Cirurgião da mão

Para cuidar desse membro tão importante, nós do Instituto Vita contamos com uma equipe especializada, tanto para as orientações médicas quanto para as cirurgias e reabilitação. O médico responsável pelo tratamento delas é o Cirurgião da Mão, um especialista totalmente dedicado a esse membro. Sua atuação inclui o diagnóstico e o tratamento, desde os quadros dolorosos e inflamatórios até os traumáticos, incluindo as fraturas e luxações, além dos reimplantes. O Cirurgião da Mão também domina as técnicas micro-cirúrgicas, procedimentos realizados com o uso do microscópio cirúrgico, capaz de manipular nervos e vasos menores que dois milímetros. Essa técnica é a responsável pela possibilidade de reimplantar um membro que sofreu amputação ocorrida em acidentes, por exemplo.

Terapeuta da mão

A reabilitação das mãos é realizada pelo terapeuta da mão, um profissional especializado em membros superiores. Confeccionamos as órteses, aparelhos moldados em termoplástico ou silicone diretamente na mão tratada, substituindo o gesso. Vale a pena conhecer!

Sabendo que as lesões nas mãos não têm hora para acontecer, o paciente do Instituto Vita pode sempre contar com a equipe cirúrgica especializada em mãos. Os profissionais sempre estão preparados para o atendimento de urgência (todos os dias), inclusive aos domingos e feriados.

Síndrome do túnel do carpo

Você sabia que o uso de computadores portáteis é uma das causas mais comuns para a Síndrome do Túnel do Carpo? Ela surge a partir da compressão do nervo mediano no punho (chamado túnel do carpo), que é responsável por parte da sensibilidade da mão e por movimentos realizados por alguns músculos desse membro. Quando ele é comprimido, ele fica incapacitado de trabalhar normalmente.

No caso dos computadores, monitor, teclado e touchpad (dispositivo sensível ao toque) apresentam algumas falhas ergonômicas. O teclado, por exemplo, é pequeno e apertado, fazendo com que as mãos fiquem muito próximas e sem mobilidade; o mesmo ocorre com o touchpad, o qual obriga o usuário a manter os braços contraídos. Já o monitor apresenta uma altura irregular. Como os notebooks não oferecem mobilidade em relação à mesa e não permitem o uso de apoios de espumas, o risco de sofrer lesões nas regiões das mãos e do punho é muito maior, se comparado ao computador tradicional.

Deve-se tomar cuidado para não passar muitas horas fazendo o mesmo movimento de teclar, em posição desconfortável e ergonomicamente incorreta.

Os sintomas mais comuns desse tipo de lesão são dor e formigamento da mão, principalmente no polegar, indicador e dedo médio, com piora à noite. O tratamento depende do grau de acometimento do nervo e da severidade dos sintomas, variando desde o tratamento fisioterápico e medidas preventivas até o tratamento cirúrgico para sua descompressão.

Tendinite

Nos últimos tempos, tem havido uma conscientização geral de que a prática de exercícios físicos é fundamental para a promoção e preservação da saúde. Deve-se enfatizar que a realização de determinadas atividades esportivas exige orientação adequada, caso contrário, podem trazer prejuízos à saúde, inclusive aos ossos, bursas, tendões e articulações.
Tanto a LER (Lesão por Esforços Repetitivos) quanto a DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) são distúrbios do aparelho locomotor, mais comumente localizado nos músculos e tendões dos membros superiores, causados por movimentos constantes e repetitivos. Tal esforço excessivo e contínuo causa um processo inflamatório nos tendões (tendinite/ tenossinovite), músculos, bursas (bursite), que, se não revertido a tempo, pode causar lesões irreversíveis.

O tratamento visa a redução do processo inflamatório e reabilitação das estruturas acometidas, bem como de reeducação postural e adaptação do ambiente de trabalho (ergonomia) para que se elimine o fator desencadeante do processo.

Fraturas do punho

A fratura no punho (que é chamada também de extremidade distal do rádio) é uma das mais comuns nos adultos. Grande parte dessas fraturas apresenta bom resultado com o tratamento conservador (correção da fratura do punho através de manipulação sob anestesia e imobilização gessada), porém alguns casos necessitam de procedimento cirúrgico.

Além da escolha criteriosa do método de tratamento adotado, é imprescindível o acompanhamento médico e a realização de um programa de reabilitação tão precoce quanto a fratura permita, para minimizar as sequelas e o tempo de afastamento das atividades diárias do paciente.

ALGUMA DÚVIDA?

Vamos adorar ouvi-lo e responder quaisquer dúvida.

Not readable? Change text.