Osteopatia: Tratamento e prevenção de lesões

 In Notícias

Osteopatia: Tratamento e prevenção de lesões

 

A função da especialidade na população atlética pode ser de grande importância para recuperação e prevenção de lesões, e, em última análise, gerando resultados bem sucedidos nas competições. No entanto, cada paciente, seja atleta ou amador, deve ser avaliado e tratado individualmente, com exame físico abrangente. Saiba mais no vídeo a seguir com a osteopata do Instituto Vita Luciana Mameri.

A Osteopatia está ganhando cada vez mais espaço no meio esportivo; é o que diz um estudo publicado pela American College of Sports Medicine. Segundo o artigo, a medicina osteopática está entre os setores de saúde que mais crescem. Estima-se que até o ano de 2020 haja aproximadamente 100.000 especialistas na área. A especialidade utiliza terapia manual em combinação com métodos de tratamento padrão e se concentra na necessidade de otimizar a circulação sanguínea para manter e restaurar a saúde.

Os profissionais agem em tecidos moles e articulações, além da manipulação da coluna vertebral. O estudo cita, inclusive, que vários pesquisadores avaliaram e mostraram que a manipulação física proporcionada pela osteopatia melhora a amplitude de movimento, aprimorando o desempenho e os resultados do atleta na prática esportiva.

E tem mais. O artigo cita, ainda, um estudo piloto do Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia (Virginia Tech), EUA, que, por meio de relatos, demonstrou que alguns esportistas buscam a área para lidar com dores associadas à competição e a lesões esportivas (cerca de 47%), enquanto outros a utilizam como um meio para aprimorar sua performance durante o esporte (68%). Há aqueles que procuram o tratamento para aliar ambos os benefícios (50%).

A pesquisa afirma, também, que a função da especialidade na população atlética pode ser de grande importância para recuperação e prevenção de lesões, e, em última análise, gerando resultados bem sucedidos nas competições. No entanto, cada paciente, seja atleta ou amador, deve ser avaliado e tratado individualmente, com exame físico abrangente.

 

Referências:

https://journals.lww.com/acsm-csmr/Fulltext/2008/01000/Osteopathic_Manipulative_Medicine_and_the_Athlete.16.aspx

 

Recent Posts

Leave a Comment

ALGUMA DÚVIDA?

Vamos adorar ouvi-lo e responder quaisquer dúvida.

Not readable? Change text.