Preparação física no futebol

 In Notícias

Preparação física no futebol

PREPARAÇÃO FÍSICA NO FUTEBOL

A modalidade esportiva é caracterizada por intenso contato físico e ações motoras de alta demanda. Por isso, é fundamental um treinamento especial para evitar lesões no esporte. Saiba mais no vídeo a seguir com o preparador físico do Instituto Vita, Fernando Gomes.

Segundo um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine, na última década,  a prevenção de lesões recebeu bastante atenção na medicina esportiva e, recentemente, entidades internacionais dos esportes, como o Comitê Olímpico Internacional, declararam a proteção da saúde dos atletas como um dos seus principais objetivos.

O artigo científico aborda, principalmente, o futebol, jogado em nível amador ou recreativo por quase 300 milhões de pessoas em todo o mundo. O estudo informa que o tratamento médico de lesões relacionadas a essa prática esportiva tem grande impacto socioeconômico, inclusive, e afirma, ainda, que medidas ou programas de prevenção podem reduzir significativamente a incidência de lesões no esporte.

É o que aponta também uma outra pesquisa realizada por departamentos e centros esportivos da Escócia, França, Hong Kong e Qatar. Segundo a análise, devido às contínuas demandas físicas, fisiológicas e psicológicas do futebol, a incidência e o risco de lesões aumentaram, por isso os programas de treinamento preventivo tornaram-se uma característica comum do calendário de treinamento de jogadores de futebol.

O estudo identificou, também, que um programa de treinamento de prevenção de lesões multicomponente pode ser de grande importância para reduzir o número de lesões musculares durante uma temporada intensa da prática esportiva.

É importante ressaltar que o futebol é uma modalidade esportiva caracterizada por intenso contato físico e por ações motoras de alta demanda, envolvendo mudanças de direção, saltos, corridas em variadas velocidades, tomada de decisão, etc. Desse modo, é fundamental a elaboração de um treinamento especial que contemple exercícios que atuem na diminuição da incidência de lesões e em tarefas específicas do jogo, a fim de melhorar o desempenho e a performance do esportista ou atleta.

 

Referências:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23524368

http://bjsm.bmj.com/content/47/12/803

Recent Posts

Leave a Comment

ALGUMA DÚVIDA?

Vamos adorar ouvi-lo e responder quaisquer dúvida.

Not readable? Change text.