Prevenção de lesões nos esportes de inverno

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De acordo com o estudo “Severe injuries associated with skiing and snowboarding: A national trauma data bank study” realizado pela University of Southern California, EUA, as lesões mais graves (e raras) relacionadas aos esportes de inverno são trauma craniano e lesões na coluna vertebral.

Quanto às mais comuns, no ski, é a lesão nos ligamentos do joelho (especialmente, no Ligamento Cruzado Anterior) e fraturas nas regiões das pernas ou tornozelos. O sonwboard, por sua vez, está mais associado a fraturas no punho e lesões nos ombros.

Por isso, para diminuir a possibilidade de quedas e traumas nesses esportes, principalmente se o indivíduo é sedentário, é necessária uma preparação física mais longa, em torno de seis a oito semanas, e a pessoa deve passar primeiramente por um condicionamento físico geral e depois iniciar uma preparação física mais específica para o ski, por exemplo.

Já o esportista que se exercita regularmente necessita, somente, de três semanas de preparação especial para garantir um rendimento seguro e eficaz. Esses cuidados são fundamentais para diminuir o risco de lesões e permitir uma recuperação física mais eficiente. E, por fim, vale lembrar, como citado no vídeo, que a utilização de equipamentos adequados para esse tipo de atividade é indispensável e imprescindível.

 

Referências:

De Roulet, 2017: “Lesões graves associadas ao esqui e snowboard: estudo nacional de banco de dados de trauma”.

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