Quais são as melhores opções de chocolates?

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Em primeiro lugar, o cacau em si é um nutriente maravilhoso que nos trazem diversos benefícios à saúde.

Rico em flavonoides, com ótimo poder antioxidante, desempenham um papel importante na prevenção da oxidação do LDL-colesterol (o colesterol “ruim”) e na inibição de processos inflamatórios no organismo, relacionado a ações cardioprotetoras e anticancerígenas, auxiliando também na pressão arterial.

Esta fruta também estimula a liberação de endorfinas, substância relacionada ao humor, auxiliando também em casos de depressão. Além de tudo isso o cacau parece saciar a vontade do chocolate mais rapidamente.

Para obtermos estes benefícios, seria necessário consumir entre 30-50g/dia de CACAU, por dia. Ao analisarmos a quantidade de cacau nos chocolates encontramos o seguinte:

  • Nos chocolates ao leite, encontramos gordura vegetal hidrogenada, açúcares, leite e cerca de 20-25% de cacau, pouco né?!
  • No chocolate branco encontramos leite, açúcar e a manteiga do cacau (e não com o próprio fruto), o que o torna ainda mais rico em gordura! Ou seja, esta opção é a que mais contribui em calorias e que menos traz benefício;
  • Já o chocolate amargo é produzido com os grãos de cacau torrados, sem adição de leite e com menos açúcar, portanto, é o chocolate mais indicado para se obter os benefícios do cacau e contribuir para uma alimentação com menos gordura e açúcar, portanto com menos calorias.

 

Opte pelo cacau! Encontramos facilmente chocolate amargo ou chocolates com até 80% de cacau.

 

Andrea Matarazzo
Nutricionista

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