Terapia Ocupacional

A terapia ocupacional é direcionada para a recuperação da independência e autonomia do indivíduo. Ela utiliza como recurso terapêutico diferentes propriedades presentes nas atividades humanas, realizando assim exercícios específicos relacionados ao cotidiano e ao trabalho.
A terapia ocupacional tem como objetivo desenvolver, aumentar, manter ou recuperar o maior nível de independência possível do paciente que possui dificuldade temporária ou permanente de executar suas tarefas como trabalho, esporte, cuidados pessoais e lazer.

 

O que é terapia da mão?

A terapia da mão é uma especialidade da terapia ocupacional que visa a reabilitação funcional do membro superior por conta dos diversos casos de lesões e traumatismos que podem envolver partes ósseas, músculos, ligamentos, nervos e articulações.

 

O que faz a terapia da mão?

O terapeuta da mão avalia e planeja o tratamento de cada paciente, utilizando várias técnicas no processo de reabilitação, dentre elas: tratamento da cicatriz para prevenir aderências e queloides, controle da dor, controle do edema, realização de exercícios e atividades para ganho de amplitude de movimento e força, orientação para a reeducação sensorial, promoção e treino de motricidade fina (habilidade manual), orientações posturais e de ergonomia, confecção de órteses e adaptações sob medida. Ou seja, o profissional orienta e treina o paciente para o retorno às atividades cotidianas, trabalho, lazer e esporte.

 

O que são órteses?

Órteses são dispositivos que promovem o posicionamento adequado de uma ou mais articulações visando prevenir e/ou corrigir deformidades e favorecer a funcionalidade, cabendo ao terapeuta ocupacional planejar, prescrever, confeccionar, orientar e treinar o paciente.

O procedimento utiliza, comumente, materiais termomoldáveis, que são moldados no próprio paciente. Assim, a órtese é um recurso importante durante a reabilitação, pois promove conforto e retorno rápido do indivíduo ao trabalho e às atividades diárias.

 

O terapeuta da mão e o grupo de cirurgia da mão

O terapeuta da mão trabalha sempre em conjunto com o cirurgião da mão visando um melhor atendimento ao paciente. A parceria cirurgião-terapeuta representa um aspecto fundamental na orientação do paciente, pois promove a cooperação durante o tratamento e viabiliza a reabilitação no menor tempo possível.

A integração entre os terapeutas e cirurgiões de mão do Instituto Vita tem início durante os cuidados pré-operatórios e está presente no decorrer de toda a recuperação após a cirurgia.

O terapeuta acompanha o procedimento cirúrgico, no qual obtém todas as orientações necessárias do cirurgião para o planejamento do processo de reabilitação de cada paciente. Assim, é possível reduzir o tempo de tratamento com o objetivo de assegurar um retorno rápido ao trabalho, às atividades esportivas e de lazer.

ALGUMA DÚVIDA?

Vamos adorar ouvi-lo e responder quaisquer dúvida.

Not readable? Change text.