Saiba porque o treinamento do CORE é importante na prática esportiva

 In Notícias

Quem faz atividade física, com certeza, já deve ter ouvido falar do fortalecimento do CORE, um dos focos importantes de quase todos os tipos de treino. Nos últimos anos, o “Treinamento do Core” vem chamando cada vez mais atenção, inclusive, na comunidade científica. Há, hoje em dia, uma busca por maior entendimento sobre anatomia, funcionalidade e especificidade desse tipo de treinamento, que quebra a crença de que um abdômen bem definido esteticamente é suficiente para diminuir dores lombares e melhorar a postura.

O “CORE” é um grupo de cadeias musculares que estabiliza o centro do corpo para dar sustentação e permitir movimentos integrados com segurança e eficiência.

Alguns estudos demonstram que as pessoas que apresentam déficits na ativação e controle do CORE estão mais suscetíveis a dores na coluna e disfunções posturais. Outras análises científicas associam lesões ligamentares nos joelhos e tornozelos, relacionadas a esportes como futebol, tênis e rugby, a um CORE com baixos níveis de eficiência.

Para construir um programa efetivo para esse tipo de treino é necessário:

– Avaliar o esportista, a fim de entender seu “status” inicial;

– Planejar e individualizar o programa de acordo com as necessidades e possibilidades de cada pessoa;

– Estabelecer critérios de progressão para que o treino seja um fator modificador consistente e de sucesso.

Referências

 

Livro: Guia Completo de Treinamento Funcional – D’Elia – 2ª edição

Core Training: Evidence Translating to Better Performance and Injury Prevention. Stuart McGill, PhD
Spine Biomechanics, Department of Kinesiology, Faculty of Applied Health Sciences, University of Waterloo, Waterloo, Ontario, Canada (Artigo)

 

Deficits in neuromuscular control of thet runk predict knee injury risk: a prospective biomechanica l- epidemiologic study. Zazulak BT, Hewett TE, Reeves NP, Goldberg B, Cholewicki J.Am J Sports Med. 2007 Jul;35(7):1123-30. Epub 2007 Apr 27. (Artigo)

Recent Posts

Leave a Comment

ALGUMA DÚVIDA?

Vamos adorar ouvi-lo e responder quaisquer dúvida.

Not readable? Change text.