Traumatologia Bucomaxilofacial

Cirurgia Ortognática

A Cirurgia Ortognática é um procedimento realizado pelo cirurgião-dentista, especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, em ambiente hospitalar. O tratamento bucomaxilofacial visa a correção das deformidades dento-faciais que não são passíveis de correção somente com os aparelhos ortodônticos, como é o caso das deformidades dento-faciais esqueléticas.

O método ortognático deve ser realizado somente após a utilização correta de um aparelho ortodôntico, usado para alinhar, nivelar e buscar a melhor posição dos dentes. Isso permite que a técnica, que pode ser realizada na mandíbula, maxila ou em ambas, seja precisa e adequada.

Similar ao tratamento ortodôntico, em que o ortodontista busca a melhora estética e funcional para seus pacientes com a movimentação apenas dos dentes, o cirurgião bucomaxilofacial busca a correção estética e funcional com o deslocamento dos dentes em conjunto com suas bases ósseas – os ossos da face (maxila, mandíbula ou ambas).

Os benefícios desse procedimento são altamente satisfatórios, promovendo no paciente uma melhora importante na fala, deglutição, mastigação, respiração e, fundamentalmente, na estética facial e sorriso.

Quem precisa de Cirurgia Ortognática?

Aqueles pacientes que possuem alguma alteração de seu sistema mastigatório como mordida aberta, mau posicionamento da maxila ou mandíbula, sorriso gengival e atualmente, síndrome do ronco e apneia do sono. Por esses problemas serem de ordem esquelética e dental, eles estão impossibilitados de obterem sucesso somente com o tratamento ortodôntico isolado.

Não existe idade limite para ser realizada a cirurgia, geralmente os pacientes se apresentam em condições para os procedimentos a partir dos 16 ou 17 anos de idade, embora, em alguns casos, as deformidades exijam uma cirurgia mais precocemente.

Outros problemas como trauma (acidentes) e defeitos congênitos também podem provocar alterações no relacionamento entre maxila e mandíbula, levando o paciente à necessidade de passar por um tratamento que pode ser guiado para o método cirúrgico (a cirurgia ortognática). Os ortodontistas, por sua vez, através de aparelhos ortodônticos, podem corrigir problemas de mau posicionamento dental, onde apenas os dentes estão envolvidos.

A cirurgia ortognática deve ser vista como uma solução para casos onde, além do mau posicionamento dentário, existam problemas de alinhamento e crescimento das bases ósseas (maxila e/ou mandíbula).

ALGUMA DÚVIDA?

Vamos adorar ouvi-lo e responder quaisquer dúvida.

Not readable? Change text.