“Corrida em 3D”: para ajustar a postura e reduzir as lesões

 In Notícias

Não é segredo a ninguém que praticar exercícios físicos é sinônimo de saúde. A corrida é, possivelmente, a mais democrática e acessível das maneiras de se exercitar. Por isso e pela crescente conscientização sobre a necessidade de cuidar da saúde, o número de corredores aumenta a cada ano.

Porém, a busca por um corpo saudável passa por um aprimoramento físico que nem sempre se limita apenas a calçar um tênis, colocar um short e uma camiseta e se pôr em movimento. “Prova disso é que a incidência de lesões na população de corredores é muito grande”, informa a gestora do Laboratório de Performance do Movimento do Instituto Vita, Andreia Miana. Ao menos 37% dos corredores sofrem algum tipo de lesão por ano. “Quando isso acontece, a primeira orientação é procurar um médico e fisioterapeuta.”

É importante ter em mente que prescindir do auxílio desses profissionais e insistir nos exercícios sem a devida recuperação aumenta as chances de agravamento da lesão. “Contudo, pode acontecer de o tratamento médico e fisioterápico recuperar o corredor da lesão, mas, ao retornar às corridas, algum tempo depois, voltar a sentir a dor.”

Mecânica de corrida

Isso acontece porque muitas lesões estão relacionadas a alterações na mecânica da corrida, como, por exemplo, correr com os joelhos para dentro ou dar passadas que gerem um grande impacto nas articulações. “Nestes casos, não adianta somente o tratamento convencional. Tais desequilíbrios precisam ser corrigidos na própria corrida para que as lesões não ocorram nem persistam.”

A tecnologia, assim, torna-se aliada importantíssima na correção dos movimentos e na prevenção de lesões. “Uma boa avaliação 3D da corrida oferece informações preciosas para que a mecânica seja corrigida nos próprios treinos, prevenindo desequilíbrios que possam causar lesões. Além disso, permite a realização de fortalecimento muscular específico para manter a postura e a mecânica adequada da corrida.”

Recommended Posts

Leave a Comment

ALGUMA DÚVIDA?

Vamos adorar ouvi-lo e responder quaisquer dúvida.

Not readable? Change text.