Curso de avaliação biomecânica por uma corrida mais saudável

 In Notícias

Do dia 30 de novembro a 2 de dezembro, o Laboratório de Performance do Movimento do Instituto Vita (LPM), realizará, com o apoio do Hospital Beneficência Portuguesa e do Instituto Imparare, o curso “Avaliação Biomecânica e Retreinamento de Corrida” (clique aqui para fazer a inscrição).

O propósito é fazer com que os alunos saiam do curso e possam aplicar o que aprenderam imediatamente.

Serão 20 horas de aula e o objetivo é permitir que profissionais da área de saúde possam, em tecnologia 2D, realizar avaliações de corrida e identificar, sob a óptica biomecânica, movimentos que geram lesões em seus pacientes e clientes para corrigi-los.

“O curso fornece ferramentas que tornam possível realizar modificações na mecânica do movimento, por meio de feedback da corrida em tempo real e de exercícios específicos à necessidade de cada pessoa”, diz a fisioterapeuta e gestora do LPM, Andreia Miana.

“O curso fornece ferramentas que tornam possível realizar modificações na mecânica de corrida, por meio de exercícios específicos para a necessidade de cada pessoa”, diz a fisioterapeuta e gestora do LPM, Andreia Miana.

Biomecânica na prática e com aplicação rápida

No dia 30 de novembro, sexta-feira, será ministrada, no Hospital Beneficência Portuguesa, a parte teórica do curso. “Depois, dividiremos a turma em dois grupos para o melhor aproveitamento das aulas práticas. Um grupo assistirá às aulas no sábado; o outro, no domingo. O conteúdo será o mesmo.” Nesses dois dias, os alunos terão, à disposição, computadores e toda a tecnologia do LPM, que fica na unidade do Instituto Vita do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi.

Andreia explica que o software utilizado na avaliação pode ser baixado gratuitamente da internet e o conteúdo das aulas pode ser aplicado mesmo sem toda a tecnologia de ponta do LPM. “Nosso propósito é fazer com que os alunos saiam do curso e possam aplicar o que aprenderam imediatamente.”

Os estudos em biomecânica, ramo da biologia que estuda a aplicação das leis da mecânica a estruturas orgânicas vivas, têm sido fundamentais para corrigir posturas e mecânicas corporais, prevenindo novas lesões.

Com essas informações, os profissionais da área da saúde poderão preparar corredores, profissionais ou amadores, de forma mais apropriada para melhorar desempenho e, principalmente, para exercitarem-se de forma cada vez mais saudável e longeva.

Compartilhando os benefícios da biomecânica

Desde 2015, o Instituto Vita tem realizado cursos relacionados à biomecânica, ramo da biologia que estuda a aplicação das leis da mecânica a estruturas orgânicas vivas. Estudos nesta área têm sido fundamentais não apenas para descobrir as causas de lesões-padrão em pacientes, mas também para corrigir posturas e mecânicas corporais, prevenindo novas lesões.

Em quase quatro anos, oito cursos foram ministrados pelo Instituto Vita sob o guarda-chuva da biomecânica, cinco deles mais especificamente sobre corrida. Andreia explica que eles contribuíram para o crescente aprimoramento pedagógico e didático do curso que será ministrado a partir do dia 30 de novembro.

O Laboratório de Performance do Movimento (LPM) realiza, diariamente, avaliações biomecânicas nas pessoas que procuram o serviço no Vita.
O Laboratório de Performance do Movimento (LPM) realiza, diariamente, avaliações biomecânicas nas pessoas que procuram o serviço no Vita.

“Hoje, sabemos muito bem quão importante, nas aulas práticas, é ter um número limitado de alunos. A infraestrutura, com os melhores equipamentos possíveis, também ajuda bastante. Outro ponto importante é acompanhar a dinamismo da ciência. Nossas aulas se baseiam em artigos com revisão sistemática. Afinal, o conhecimento não é estanque. Ele se recicla constantemente.”

Andreia diz que, com as parcerias, o Vita busca disponibilizar ao mercado cada vez mais cursos sobre biomecânica. “A ideia é torná-la, com todos os benefícios que é capaz de proporcionar, mais acessível ao máximo de pessoas. Independentemente dos cursos, acho importante informar que nosso laboratório está à disposição das pessoas que desejam fazer uma avaliação biomecânica de sua postura e movimentos corporais com o intuito de prevenir lesões e melhorar sua performance nas atividades físicas.”

Recommended Posts

Leave a Comment

ALGUMA DÚVIDA?

Vamos adorar ouvi-lo e responder quaisquer dúvida.

Not readable? Change text.