HIDROTERAPIA – UM IMPORTANTE RECURSO DA REABILITAÇÃO

 In Notícias

A hidroterapia ou fisioterapia aquática é um recurso dentro da reabilitação que utiliza princípios físicos da água, a fim de auxiliar na recuperação pós-lesão, como recurso pré-operatório e de tratamento conservador. Como exemplo, destaca-se a pressão hidrostática que facilita o movimento dos fluidos corporais e aumenta a circulação e a drenagem de edemas.

Além disso, tem-se também o empuxo, que é a forca contrária à gravidade, em que, com imersão do paciente na água até o pescoço, promove o alívio de 90% da carga física. A imersão até o peito, por sua vez, abranda 75% da carga, e até o umbigo, o alívio é de 50% dela, facilitando movimentos articulares, musculares e funcionais.

Já a viscosidade ou draga, que é a resistência que água proporciona aos movimentos, ajuda no ganho de força. A temperatura no ambiente aquático, mantida entre 32 e 34 graus, favorece, ainda, o relaxamento global, aliviando a dor e facilitando a mobilidade de todas as articulações e auxiliando também no ganho de amplitude de movimento (ADM).

No caso dos atletas, onde a demanda de exercícios é mais intensa, a temperatura da água costuma ficar em 28 e 30 graus.

Referências 
Effects of water-based exercise on bone health of middle-aged and older adults: a systematic review and meta-analysis – march, 2017

Recent Posts

Leave a Comment

ALGUMA DÚVIDA?

Vamos adorar ouvi-lo e responder quaisquer dúvida.

Not readable? Change text.