JOSÉ SALIBI NETO DÁ AULA SOBRE O FUTURO DA GESTÃO NO VITA

 In Notícias

Palestrante e autor de best-seller sobre gestão, José Salibi Neto, fundador da HSM, é uma das maiores autoridades do tema no País. Ele esteve no Vita, no dia 14 de dezembro, palestrando aos profissionais do Instituto sobre o que significa gerir com competência nos dias de hoje, em plena 4ª Revolução Industrial. “Acredito que somos todos, em essência, gestores”, declarou Salibi.

Um dos maiores conhecedores da ciência da gestão, José Salibi Neto, fundador da HSM, referência internacional em educação executiva, presenteou, no dia 14 de dezembro, os médicos do Vita com palestra cujo título foi o mesmo de seu best-seller “Gestão do Amanhã”, escrito em parceria com Sandro Magaldi e que já vendeu 23 mil exemplares.

“Minha vida tem sido trabalhar com ideias de gestão. Acredito que, no fim das contas, somos todos, em essência, gestores”, disse Salibi a uma plateia de médicos e fisioterapeutas que são responsáveis pela operação técnica e pela gestão de uma das maiores clínicas de ortopedia e reabilitação do País.

Salibi diz que há um descompasso enorme entre a evolução da tecnologia e a capacidade compreensão humana, por isso, dispor-se a autotransformação permanentemente é fundamental para o sucesso.

Salibi disse que há um descompasso enorme entre a evolução da tecnologia e a capacidade de compreensão humana. Por isso, estar disposto a se transformar sempre é fundamental para o sucesso.

Sua palestra tratou justamente de como o conceito de gestão se transformou rapidamente nos últimos anos, em razão do assustador desenvolvimento tecnológico e científico. Explicou por que os gestores precisam estar atentos aos sinais, compreendendo as mudanças com a cabeça pronta para encontrar soluções disruptivas. Segundo ele, prova da necessidade de estar atento a essas mudanças em curso é que, das 500 maiores empresas do mundo em 2000, perto de 50%, hoje, não existem mais.

Salibi disse que há um descompasso enorme entre a evolução da tecnologia e a capacidade de compreensão humana. Por isso, estar disposto a se transformar sempre é fundamental para o sucesso de qualquer profissional e qualquer empresa.

MAIS DO QUE PENSAR GRANDE, É PRECISO “PENSAR OUSADO”

“É necessário arriscar, não apenas administrar com foco em corte de custos. Esse modelo está ultrapassado. É preciso dedicar energia à inovação.”

“É necessário arriscar, não apenas administrar com foco em corte de custos. Esse modelo está ultrapassado. É preciso dedicar energia à inovação.”

“Mais do que pensar grande, hoje é preciso pensar ousado. É necessário arriscar, não apenas administrar com foco em corte de custos. Esse modelo está ultrapassado. É preciso dedicar energia à inovação. A maior empresa de hospedagem do mundo não tem um imóvel [Airbnb], a maior empresa de ginástica [Gympass] não tem sequer uma academia, a maior empresa de transporte de passageiros [Uber] não tem carros.”

Contudo, para Salibi, todas essas empresas têm um atributo em comum que faz toda a diferença: a capacidade de conectar e integrar pessoas que precisam umas das outras para satisfazer seus desejos, anseios e necessidades. A ideia central para se chegar a um modelo de negócio tão eficiente e inovador é entender com clareza qual é o seu negócio. O Airbnb entendeu que não era uma empresa de hotéis, mas, sim, de conexão e integração de pessoas para a realização de desejos e para a satisfação de necessidades, democratizando a hospedagem em qualquer lugar do mundo.

“Conexão e integração são as palavras-chave de um bom negócio em nossos tempos. É isso que uma empresa precisa fazer, de preferência, atendendo a um propósito coletivo e, de alguma maneira, nobre.”

“Conexão e integração são as palavras-chave de um bom negócio em nossos tempos. É isso que uma empresa precisa fazer, de preferência, atendendo a um propósito coletivo e, de alguma maneira, nobre.”

“Conexão e integração são as palavras-chave de um bom negócio em nossos tempos. É isso que uma empresa precisa fazer, de preferência, atendendo a um propósito coletivo e, de alguma maneira, nobre.”

Para o pensador da gestão, o mundo vive a 4ª Revolução Industrial, que consiste na integração de tecnologias digitais, físicas e biológicas. Os avanços na área da saúde, campo notadamente biológico, cada vez mais, estarão associados à tecnologia digital e física. Iniciativas que o Vita tem tomado, como o Laboratório de Performance do Movimento (LPM), ilustram bem esse conceito.

O coautor de “Gestão do Amanhã” enfatizou que a disposição para ousar, integrar conhecimentos e prevalecer no novo mundo do empreendedorismo passa, obrigatoriamente, por uma mudança de cultura. “Esse é o tema do meu mais novo livro, também em coautoria com Magaldi, ‘O Novo Código da Cultura: Transformação Organizacional na Gestão do Amanhã’. É uma obra que eu chamo de irmã mais nova da ‘Gestão do Amanhã’.”

 Autor de “Gestão do Amanhã” e de "O Novo Código da Cultura: Transformação Organizacional na Gestão do Amanhã" , Salibi enfatizou que a disposição para ousar, integrar conhecimentos e prevalecer no novo mundo passa por uma mudança de cultura.
Autor de “Gestão do Amanhã” e de “O Novo Código da Cultura: Transformação Organizacional na Gestão do Amanhã” , Salibi enfatizou que a disposição para ousar, integrar conhecimentos e prevalecer no novo mundo passa por uma mudança de cultura.

RELAÇÃO COM O ESPORTE E COM O VITA

Salibi é paciente do Vita. Sua história como tenista, na juventude, além de ter tudo a ver com seu sucesso profissional, já que foi por meio do tênis que ele conseguiu uma bolsa-atleta na faculdade de Administração da South Carolina University, nos EUA, também lhe deixou alguns probleminhas de joelho e quadril, em virtude de lesões malcuradas na época que militava nas quadras.

Porém, os ganhos de conhecimento e relacionamento que o período como esportista lhe proporcionaram foram muito maiores. Embora não seja mais dono da HSM, Salibi segue no ramo da gestão, como palestrante e autor. O convívio, por anos, com alguns dos maiores conhecedores do tema no mundo, como Peter Drucker e Philip Kotler, ajuda a explicar a visão vanguardista de Salibi.

Recommended Posts

Leave a Comment

ALGUMA DÚVIDA?

Vamos adorar ouvi-lo e responder quaisquer dúvida.

Not readable? Change text.