LESÕES NO JOELHO TÊM SOLUÇÃO E SEM CIRURGIA MUITAS VEZES

 In Notícias

“Nosso trabalho é reabilitar o paciente [de lesões no joelho] para colocá-lo de volta à prática esportiva com o máximo de segurança, para que desempenhe a atividade em sua total capacidade”, explica o fisioterapeuta do Instituto Vita, Arthur Rossini.

O joelho é essencial para quem gosta de correr e jogar futebol, mas, até por isso, é uma das articulações mais lesionadas. Felizmente, a medicina tem se desenvolvido bastante na solução de problemas ligados à articulação e, embora muitos atletas amadores ainda vejam as lesões no joelho com o estigma do passado, em que a recuperação plena era impossível, a realidade é bem diferente e muito mais otimista.

Por isso, fugir dos profissionais da saúde com medo do diagnóstico sobre a sua lesão no joelho nunca foi a melhor opção e, hoje em dia, é ainda menos. “Muitas vezes, a lesão desses atletas não demanda cirurgias [que, vale dizer, cada vez mais, são menos invasivas]. Nesse caso, entram em ação os profissionais de reabilitação [como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais]. Nosso trabalho é reabilitar o paciente para colocá-lo de volta à prática esportiva com o máximo de segurança, para que desempenhe a atividade em sua total capacidade”, explica o fisioterapeuta do Instituto Vita, Arthur Rossini.

“Muitas vezes, a lesão desses atletas não demanda cirurgias. Nesse caso, entram em ação, sobretudo, os profissionais de reabilitação [como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais]", explica o fisioterapeuta do Instituto Vita, Arthur Rossini.
“Muitas vezes, a lesão desses atletas não demanda cirurgias. Nesse caso, entram em ação os profissionais de reabilitação [como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais]”, explica o fisioterapeuta do Instituto Vita, Arthur Rossini.

DIFERENÇA DE LESÕES NO JOELHO ENTRE CORREDORES E JOGADORES

Segundo Rossini, as lesões em corredores costumam ter características diferentes das lesões de praticantes de futebol. “No caso dos corredores, que praticam uma atividade física mais cíclica, é muito comum acontecer lesões como as tendinites, causadas pelo esforço repetitivo. Já no futebol, devido à maior variabilidade de movimentos, maior impacto e maior carga de energia, é mais comum acontecer entorses e traumas externos, que podem, principalmente, comprometer os meniscos e os ligamentos do joelho.”

É fundamental o papel do profissional de reabilitação, que dará o suporte necessário para o atleta se sentir mais confiante a cada fase do processo recuperatório, até que possa, definitivamente, retornar às atividades.

Rossini explica que as lesões mais comuns, tanto em jogadores, quanto em corredores, de fato, não demandam cirurgia e pedem um “tratamento conservador”. “Independentemente da modalidade, nesses casos, a recomendação é diminuir a carga de exercícios e tomar medidas essenciais para reduzir inflamações e aprimorar o gestual, os movimentos biomecânicos. Tudo isso, com o propósito devolver o atleta às atividades na melhor condição possível.”

O papel do profissional de reabilitação é fundamental, num contexto de lesão, não apenas pelo aspecto técnico, mas por motivar o paciente e lhe passar confiança a cada avanço no processo, até a plena reabilitação.
O fisioterapeuta do Instituto Vita, Arthur Rossini, diz que, geralmente, as fases iniciais da reabilitação são as mais difíceis. Por isso, o apoio dos profissionais de reabilitação é essencial.

CUIDANDO DAS EXPECTATIVAS PARA GARANTIR A MELHOR RECUPERAÇÃO

O fisioterapeuta do Instituto Vita diz que, geralmente, as fases iniciais da reabilitação são as mais difíceis: a dor costuma incidir com mais intensidade, os movimentos, antes comuns e fáceis, ficam bastante limitados e a sensação do paciente é a de que não vai recobrar as condições normais nem voltará ao esporte, gerando, nele, um natural abatimento. Nesse contexto, é fundamental o papel dos profissionais de reabilitação. “Eles darão o suporte necessário para o atleta se sentir mais confiante a cada fase, até o definitivo retorno às atividades.”

Recommended Posts

Leave a Comment

ALGUMA DÚVIDA?

Vamos adorar ouvi-lo e responder quaisquer dúvida.

Not readable? Change text.